quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Doença newcastle

A doença de newcastle(DNC) é uma doença viral,aguda,altamente contagiosa que acomete aves comerciais e outras espécies aviarias,com sinais respiratórios(tosse,espirro,estertores) freqüentemente seguidos por manifestações nervosas e por diarréia e edema da cabeça. A manifestação clinica e a mortalidade variam segundo a patogenicidade da amostra do vírus.A patogenicidade do vírus da DNC varia de alta(amostra velogenica ),para intermediária(amostra mesogenica)a muito baixa(amostra lentogenica).
Etilogia
Segundo a definição do escritório internacional de epizootias(OIE),regulamentada
pela portaria da secretaria de defesa agropecuária(SDA) do ministério da agricultura e do abastecimento(MA)n:183 de 08-11-94,e o agente da doença de newcastlle velogenica e classificado como sendo:"qualquer estripe aviaria do paramixovirus tipo I,com indicie de patogenicidade intracerebral em pintos 01(um)dia(IPIC),superior a 0,7(cepa velogenica)".
Apresentação
Pode atuar nos sistemas respiratorios,digestivos e nervoso da ave.
Via de Transmição:
A principal via de transmição é a horizontal (de ave para ave),atravez de aerossois.O virus é aliminado.
Sinais e sintomas
Não são considerados patognomicos.podem apresentar perde de apetite,severa desidratação,febre,tosse,espirros, diarréia(normalmente esverdeado),tremores,incordenação motora,e em aves de postura,pode ocorrer queda na produção de ovos.
Mortalidade:
Depende da virulência da amostra do vírus envolvida,pode variar desde uma infecção assintoticamente,até doença com 100% de mortalidade..
Diagnostico:
Provas sorologicas inibição da heumaglutição(HI)e ELISA(provas de tiragem)Isolamento atreves do indice de patogenicidade inter-cerebral(ipic) e indice de patogenidade intravenoso(ipiv)prova conclusiva.Na necróspsia não são identificadas lesões características.
Tratamento:
Não existe até o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário